Aprender mais sobre os alimentos low carb trará vantagens para aqueles que desejarem optar por essa dieta. A razão é simples e passa pelo fato de ser mais simples de ir descobrindo aquilo é permitido consumir e o que não é.
Em tese, ao ter esse conhecimento o emagrecimento ficará bem mais acelerado e existe outro benefício. Trata-se de servir para aqueles que ainda tem dúvidas se optam por essa dieta ou não, porque problemas podem acontecer.
Dessa forma, grande parte dos alimentos low carb podem permitir que a perda de peso seja efetiva. Desse modo, o texto dará um apanhado geral sobre os vários tipos de alimentos que podem ser consumidos ou não.
Conteúdo
Alimentos low carb permitidos, proibidos e que podem ser consumidos com moderação
Em resumo, a dieta low carb é conhecida por prestigiar o consumo de alimentos que não tenham tanto carboidrato. O mais importante é mostrar que essa alimentação é muito efetiva e trará alguns benefícios, veja abaixo:
- Auxilia a controlar a diabetes;
- Eleva o colesterol bom;
- Abaixa os níveis de colesterol e também os triglicerídeos;
- Oferece mais saciedade e, assim sendo, aumenta o consumo de proteínas e gorduras, afastando a fome por mais tempo;
- Melhora o funcionamento do intestino já que conter mais alimentos integrais.
Ao saber disso, nada melhor do que ter a oportunidade de conhecer mais sobre os alimentos low carb. A seguir confira quais são os permitidos, proibidos e, por fim, aqueles que podem ser consumidos com moderação.
Alimentos permitidos
Conhecer mais sobre os alimentos permitidos é muito importante, porque oferece uma diretriz do que comer. Dessa maneira, a seguir confira os principais e aos poucos comece a ter mais clareza para montar o seu cardápio.
- Água de 2 a 3 litros diariamente;
- Azeite, manteiga e óleo de coco;
- Café e chás, porém sem açúcar;
- Carne, peixes, frango e frutos do mar;
- Frutas, legumes e verduras em quantidades pequenas;
- Nozes, castanha-do-pará e avelãs;
- Ovos;
- Queijos;
- Sementes em geral, como por exemplo: girassol, chia, gergelim e linhaça;
Embora muitos acreditem que a alimentação por meio da Low Carb servirá apenas para emagrecer, a realidade é outra. Muitas pessoas utilizam desse método para conseguir baixar a diabetes, hipertensão e até o colesterol ruim.
Alimentos proibidos
Em suma, os alimentos low carb proibidos precisam ter uma taxa elevada de carboidratos na sua composição. Sendo assim, uma forma interessante de evitar essa alimentação é lendo o rótulo dos alimentos antes de serem consumidos.
Vale lembrar que essa informação vale para alimentos industrializados e não para os citados no tópico anterior. No entanto, afim de permitir um melhor entendimento a seguir confira algumas opções que devem ser evitadas:
- Açúcar– Pode ser o mesmo como todos conhecem e também em outras opções. Como por exemplo: sucos de fruta, refrigerantes, doces, adoçantes, sorvetes, biscoitos e até bolo;
- Carnes processadas– Salsicha, presunto, linguiça, peito de peru, bacon, salame e mortadela;
- Cereais– Também são perigosos e precisam ser evitados, alguns exemplos: salgados, pão, torradas, cevada, trigo e centeio.
- Gorduras trans– Comida pronta congelada, batata frita embalada e margarinas;
- Outros– Macarrão, tapioca, cuscuz e farofa.
Por fim, uma dica fundamental é evitar os produtos industrializados e optar sempre por uma alimentação diferenciada. Já que normalmente podem conter uma elevada concentração de carboidratos e acabam sendo bem perigosos.
Alimentos permitidos com moderação
Em linhas gerais, os alimentos low carb permitidos com moderação podem ser consumidos em quantidades pequenas. Assim sendo, é primordial que seja de 1 a 2 vezes por dia e sempre equilibrando com o restante da dieta, confira abaixo:
- Arroz integral; milho; macarrão integral, grão-de-bico, lentilha e feijão;
- Leite e também o iogurte;
- Pão integral;
- Batata-doce, batata, macaxeira, aipim e inhame.
Em geral, as pessoas que praticarem atividade física de maneira geral toleram maiores quantidades de carboidratos na dieta. Entretanto, assim mesmo pode ser perigoso e o mais interessante é optar pelo não consumo.